top of page

O que é cupim

Os cupins são insetos predadores, conhecidos pelo habito de se alimentarem preferencialmente de estruturas ricas em celulose, encontrada em madeira, papel, telas, tecidos, gesso e alvenaria ou qualquer outro material derivado deste composto (polímero)
A denominação “cupim” é mais antiga que o Brasil, tendo sua origem na língua Tupi e significa “montículo”, em referencia ao formato do ninho de uma determinada espécie de cupim encontrado no interior do Brasil.
Existem cerca de 2.200 espécies catalogadas de cupins, sendo que destas, 500 habitam o Brasil. Desse total, três tem importância em particular a economia da humanidade: Cupim de solo ou subterrâneo, cupim de madeira seca e cupim arbóreo

Cupim Subterrâneo ((COPTOTERMES GESTROI )é a espécie mais danosa e está em fase de expansão no Brasil. Ele se instala frequentemente, nas fundações das construções. Ali há quase  tudo que eles gostam: umidade, calor, restos de madeira enterrada e proteção à luz. A partir dessa base inicial, os indivíduos da colônia se dispersam pela construção por meio de fendas, juntas de dilatação, conduites de fiação elétrica, blocos vazados, construindo túneis com a própria saliva mascada com terra ou areia. Tudo que tiver rastros de destruição no caminho entre o cupim e o alimento será acabado. Eles perfuram fios, concreto, e tijolo até atingir a madeira, que pode estar num batente de porta, rodapé ou no fundo de um  armário embutido. Uma colônia dessas, que sempre passa de 4.000.000  indivíduos, pode atacar vários pontos de uma casa a partir de um único ponto.

Cupim de madeira seca
Um dos tipos é popularmente chamado de "cupim de madeira seca" (CRYTOPERMES BREVIS) por gostar de celulose com menos de 30% de umidade. Ele ataca desde a estrutura do telhado até os móveis - sendo que o papel não é seu prato predileto, mas apenas o antepasto ou sobremesa. Tendo em média de 400 a 500 indivíduos, a colônia se desenvolve dentro da peça atacada, comendo a madeira e abrindo galerias.

Cupim Arbóreos
O cupim arbóreo é da Família TERMITIDAE, sub-família NASUTITERMITINA e do Gênero NASUTITERMES sp. São insetos sociais que nidificam em postes, cercas, muros, árvores e atacam madeiras presas à alvenaria ou que mantenham contato direto com o solo. Nas edificações, podem construir túneis ou galerias em componentes como: telhados, paredes, colunas, etc., e alcançar madeiras situadas em pontos isolados do ninho.  Além de deteriorar a madeira em uso, são encontrados atacando árvores, nas quais fazem ninhos externos e bem visíveis. São bem diferentes fisicamente dos cupins subterrâneos (Coptotermes), pois enquanto estes são de cor bem clara, os cupins arbóreos (Nasutitermes) são de tonalidade escura, quase preta, além de formarem trilhas e ninhos externos de fácil identificação.

bottom of page